Benefícios da respiração diafragmática

Agora que sabemos como respirar corretamente, que tal conferirmos alguns dos principais benefícios dessa prática largamente utilizada em atividades como a yoga e o pilates?

Alivia o estresse e a ansiedade

Quem nunca ouviu um ‘’respire fundo!’’ ao se mostrar um pouco ansioso? Um dos principais — e mais populares — benefícios desse tipo de respiração é a promoção de um relaxamento profundo.
Respirar pela barriga é um excelente exercício relaxante, capaz de atingir todo o sistema nervoso e nos deixar em equilíbrio com as nossas emoções. Em meio ao nosso dia a dia corrido, essa é uma opção simples, barata e muito saudável para nos acalmar, não é mesmo?

Reduz o cansaço 

Você se sente constantemente cansado e exausto? Então saiba que respirar da forma certa pode auxiliar na diminuição dessa sensação, aumentando a energia e, consequentemente, a produtividade.
Isso acontece porque, muitas vezes, a fadiga está intimamente ligada a uma oxigenação pobre dos tecidos. A respiração feita pelo diafragma faz com que uma grande quantidade de ar adentre o organismo, acabando com o problema.

Diminui o risco de doenças

Se você leu até aqui, provavelmente já compreendeu que a oxigenação correta dos tecidos faz com que todo o nosso sistema funcione corretamente, certo? Por isso, fica fácil entender como o simples ato de respirar pode ser vantajoso para a saúde.
Vantagens como a detoxificação natural do organismo, aumento da capacidade respiratória — e a consequente redução do risco de doenças do trato respiratório —, diminuição de dores de cabeça e menos concentração de açúcar no sangue fazem parte da realidade daqueles que respiram corretamente.

Melhora da postura

Para a realização correta da respiração diafragmática, é necessário se sentar de forma ereta e alinhada. Em longo prazo, isso é um grande exercício para a melhora da postura, trazendo inúmeros benefícios para a saúde como um todo, além de reduzir as dores nas costas.
Uma postura bem colocada auxilia nos processos de digestão dos alimentos, bombeamento sanguíneo pelo coração e favorece o funcionamento de todos os órgãos internos, para que eles trabalhem em equilíbrio e com mais eficiência.

Favorece o desempenho

Além de todas as vantagens citadas contribuírem indiretamente para que melhorias sejam sentidas em todos os âmbitos de nossas vidas, incluindo nossos estudos e carreiras, outros benefícios podem ter grande papel nessa conquista.
Quando estamos concentrados ou assumimos a responsabilidade de uma tarefa complicada, automaticamente respiramos bem fundo. A razão para essa atitude é a busca do corpo para uma melhor oxigenação cerebral, a qual “clareia as ideias”. Portanto, fazer isso constantemente é extremamente benéfico para a concentração, foco e outras capacidades cognitivas.
A respiração diafragmática é essencial para as nossas vidas e é o primeiro passo para estabelecer o equilíbrio vital do nosso corpo. Por isso, que tal começar agora mesmo? A reeducação do modo como respiramos é um exercício contínuo que, quando praticado de forma consciente, se transforma em uma atividade que contribui decisivamente para o bem-estar.
  
Como é a respiração correta?

Inspire e expire de forma lenta e profunda por alguns segundos. Em seguida, inspire e expire pelo nariz rapidamente, empurrando o ar com a força do abdômen. Repita sem parar durante um minuto, faça uma pausa de um minuto (respirando devagar) e repita essa sequência mais duas vezes. Depois, volte a respirar normalmente.