O que é respiração diafragmática?

Ao respirar, devemos voltar nossa atenção a um músculo localizado entre o tórax e o abdômen, conhecido como diafragma. A chamada respiração diafragmática nada mais é que a “respiração abdominal” ou, em outras palavras, “respirar com a barriga”, já que é possível perceber a movimentação dessa região, devido à entrada e à saída do ar.

A forma de respiração mais adequada é aquela que utiliza, principalmente, o movimento natural e involuntário do diafragma, tanto para expandir os pulmões, permitindo que o ar entre no corpo, quanto para contraí-los e, consequentemente, empurrar o ar para fora. Com ela, garantimos uma melhor oxigenação dos tecidos no organismo. 

Sendo assim, fique atento à região do tronco que mais se mexe durante a respiração. Caso note que ela ocorra, sobretudo, nas áreas do peito e dos ombros, isso pode ser um indicativo de que o processo está ocorrendo predominantemente — ou exclusivamente — a partir da movimentação de outros músculos do tórax, o que não é o ideal.
Que diferença faz respirar de uma forma ou de outra?

É simples: mais ar nos nossos pulmões, mais oxigênio no nosso corpo. A movimentação do diafragma durante a respiração permite a expansão dos pulmões, os quais recebem mais ar a cada inspiração.
Esse ar ocupa os pulmões por inteiro, chegando aos vasos sanguíneos e oxigenando melhor todo o organismo, incluindo o cérebro. Isso facilita o funcionamento do metabolismo — o conjunto de reações e funções efetuadas pelos sistemas do corpo. Assim, conseguimos vencer o cansaço e renovar as energias. 

Além disso, a respiração diafragmática é mais profunda e lenta, o que mantém o equilíbrio entre o oxigênio e o gás carbônico no sangue e o ritmo adequado dos batimentos cardíacos.
Respirando pelo tórax, o equilíbrio é desfeito e os batimentos ficam mais rápidos, provocando mudanças em todo o funcionamento do organismo. Algumas consequências da utilização dessa respiração são dores de cabeça, fadiga, ansiedade e até mesmo ataques de pânico. 

Reaprenda a respirar com a respiração diafragmática 

Quando nascemos, todos nós respiramos a partir da movimentação do diafragma, uma vez que ela se trata de uma função natural e involuntária. Aprender a respirar corretamente é, então, apenas uma questão de reeducar o corpo. Para isso, basta seguir o breve passo a passo a seguir:

1. escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado;
2. coloque a mão sobre o abdômen, entre o umbigo e o esterno, para sentir a movimentação abdominal durante a respiração;
3. inspire pelo nariz contando até quatro. Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir;
4. segure o ar dentro dos pulmões por dois tempos;
5. expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até quatro novamente;
6. repita o processo duas ou três vezes, depois continue respirando pelo abdômen sem contar tempos.

Durante esse processo, é importante ficar atento ao peito e aos ombros. Se o tórax se elevar ou os ombros forem em direção à cabeça, mesmo que haja movimentação da barriga, outros músculos estão sendo utilizados na respiração. Corrija as falhas, uma vez que a ideia é que a respiração seja feita unicamente a partir dos movimentos do diafragma.